O Ascendente

O Sol é o herói que nós somos, mas o Ascendente é a busca na qual temos que nos aventurar. O Sol é a razão pela qual estamos aqui; o Ascendente é como chegamos lá”. (Liz Greene)

por Claudia Letti

No exato instante em que você nasceu, em que foi recebido pela vida através da sua primeira respiração, um signo em especial estava subindo, ascendendo, na linha do horizonte.

Como é através das buscas e do que esperamos da vida, e principalmente, do que acreditamos que ela tem a nos oferecer que vivenciamos nossas experiências, é com os olhos do nosso signo Ascendente que enxergamos o mundo. Será com as características deste signo que iremos nos expressar e nos manifestar a respeito da vida. A nossa busca e nosso impulso (comportamento) se dá através do temperamento que recebemos de nosso signo Ascendente

A imagem que passamos aos outros, e conseqüentemente, a imagem que os outros tem de nós se dá através desse signo. O signo Ascendente e os planetas que estiverem na nossa Primeira Casa também influenciam as nossas características físicas e sinaliza que tipo de experiências devemos buscar para nosso auto-conhecimento.

Para uma pessoa com Ascendente em Áries, por exemplo, a vida é vigorosa. Mas é mais do que isto: o mundo está cheio de aventuras e é um grande desafio que precisa de respostas rápidas. É determinado e decidido e não gosta de perder tempo. Reage aos estímulos com entusiasmo e energia. Sua maior busca é encontrar o poder criativo que há dentro de si mesmo e não cobrar da vida as respostas que só ele pode se dar.

O Ascendente Touro entende que tudo tem seu tempo de acontecer. É empreendedor mas cauteloso. Gosta de planejar e estruturar o que quer que seja que queira fazer, pois valoriza a estabilidade e a segurança acima de tudo e aprecia as recompensas materiais. Vive uma busca pelo prazer que se manifesta através do paladar, tato, visão e olfato, e por isto cerca-se de beleza e de harmonia, num mundo onde as artes tem seu lugar de destaque.

Para Gêmeos no Ascendente o mundo é um grande laboratório onde ele pode dar vazão à sua imensa curiosidade a respeito de tudo. Expressar-se com diversidade, cada vez de um jeito diferente, não perdendo nenhuma oportunidade nem deixando escapar as inúmeras alternativas. Ele é ágil, esbanja energia e sua maior dificuldade é aprofundar-se em algum conhecimento. Sua busca mais importante é conhecer a si mesmo e descobrir que na sua dualidade mora a sua individualidade e que aí há muito o que explorar.

No Câncer Ascendente o mundo é recheado de emotividade. Sentir para ele, não é apenas uma sensação, mas sim um prazer nutritivo e dramático. É persistente tanto com seus sentimentos quanto com os assuntos da vida prática. É essencialmente maternal, seja cuidando dos que lhe são caros ou colocando-se aos cuidados da família. Sua busca está alicerçada em sentir ao outro na tentativa de organizar seus próprios sentimentos, até que perceba que ele, mais que ninguém, é quem precisa e é capaz de nutrir a si mesmo.

Para quem tem Leão no Ascendente o mundo é um grande palco onde ele pode viver suas experiências com dramaticidade. É autoritário com criatividade e eficiência e busca no poder e na admiração o reconhecimento de sua individualidade. Cultua a generosidade, a dignidade, o orgulho e a vaidade. Sua maior busca é entender que o melhor som vem do seu próprio aplauso, que ele mesmo se dá quando manifesta seu poder criativo e generoso, sem esperar absolutamente nada em troca.

Virgem no Ascendente é prático e sistemático. Esta capacidade metódica começa com sua autocrítica e com uma preocupação em ser útil e produtivo. O seu mundo precisa de ordem, saúde e higiene, aspectos que ele valoriza como ninguém. Sua busca é a perfeição em seus mínimos detalhes e sua realização se dá quando ele entende que é preciso desarmar-se da crítica, pois a vida e o ser humano são o que existe de mais perfeito. Cada um de seu jeito, tal como é. Inclusive ele mesmo.

O mundo do Ascendente Libra abriga milhares de pessoas para se fazer contatos sociais e, infelizmente, apresenta escolhas demais para se optar por uma só sem sofrer de indecisão. Ele consegue se colocar no lugar dos outros e entender diversos pontos de vista, procurando ser justo e conciliatório. Sua busca é pelo equilíbrio e harmonia através do relacionamento perfeito, que se dá quando o outro tem o que lhe falta, e vice versa. O entendimento de si mesmo acontece quando ele aprende que muitas vezes a escolha é mais importante que a consequência.

O signo de Escorpião no Ascendente tem uma força empreendedora que gera uma energia capaz de conseguir o que quer que deseje. O mundo é para ele um grande mistério a ser desvendado através de seu olhar profundo sobre o que está oculto. Sua natureza intensa é regulada por um grande auto-controle que não lhe permite tomar atitudes impensadas. É desconfiado e possui uma fonte inesgotável de sentimentos que, se reprimidos, podem se transformar em possessividade, ciúme e luxúria. Sua maior busca deve ser a compreensão de sua intensidade para que tudo que é oculto ganhe luz.

O signo de Sagitário no ascendente é otimista, exagerado, extravagante e suas metas são sempre grandiosas. O mundo é um lugar a ser explorado, com inúmeros caminhos a descobrir e onde sempre há algo novo para se conhecer. E para tal não gosta de limites de qualquer tipo. É inquieto e parece estar sempre com pressa, pois não há tempo para fazer tudo o que a vida oferece. Sua busca é pela sabedoria através do amplo conhecimento da verdade de todas as coisas, mas irá realmente alcançá-la se procurá-la dentro de si mesmo, ignorando as influências e as aparências externas.

Capricórnio no Ascendente encara a vida com prudência, afinal ela não é uma aventura mas deve ser vivida com seriedade e responsabilidade. O mundo ainda não está pronto, longe disso: precisa de muito trabalho que será feito com disciplina e determinação. Tem objetivos claros e definidos para alcançar porque é através do trabalho bem feito que ele espera ser recompensado. Esta recompensa deve se dar com retorno material, muitíssimo bem vindo, mas também com o reconhecimento das pessoas quanto ao seu valor. Sua maior busca deve ser o entendimento de que nem sempre a vida precisa ser estruturada e sólida, mas que é possível deixá-la fluir. Simplesmente e com alegria.

O Ascendente Aquário é idealista, original, inventivo e independente, o que o faz repelir a ordem estabelecida das coisas e ser um rebelde por natureza. O mundo para ele é uma grande “tribo”, onde deve existir igualdade para todos e por isto ele advoga em prol das causas coletivas. Divertido, prefere ser amado do que admirado. Futurista, está sempre atrás de novas tendências. É através dos grupos que ele alimenta a sua individualidade e identidade. Sua maior busca deve ser o respeito pela individualidade de cada um como ser único e exclusivo, mesmo que isto signifique aceitar emoções, para ele consideradas irracionais.

O Ascendente em Peixes sabe que nem tudo é o que aparenta ser e que existem muito mais mistérios do que se possa supor. É místico, visionário e dotado de grande sensibilidade que transcende o nível mundano. É capaz de fazer sacrifícios pessoais em prol de alguém ou de uma causa. Sua inspiração e sua capacidade artística não conhece limites, fazendo ele se alimentar do lúdico para trapacear a realidade quando ela lhe parece muito “crua” para ser ingerida. Sua busca deve ser a de encarar a si mesmo e a vida de frente, sem escapismos, para que não se torne a vítima de sua própria dor.

por Claudia Letti

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz profunda!!!

Um espaço criado para a publicação de textos referentes a Astrologia - a Ciência mais antiga da Humanidade.