Nodos Lunares



Era uma vez, há muito tempo, um Rei (o Espírito) e uma Rainha (a Alma) que reinavam num reino de paz, até que sua filha, a princesa, fora raptada por um terrível dragão de doze cabeças...e ficou aprisionada num castelo de fogo.

Mas um dia, um rapaz montado em seu cavalo, com sua bravura, fé e coragem, depois de vencer três grandes obstáculos, (o corpo, a emoção, e a razão) enfim com sua espada, derruba todas as doze cabeças de uma só vez!

Ele então salva a princesa, retornam para o Pai, e todo o reino pode viver feliz para sempre.

Os contos de fada traduzem a pureza da evolução espiritual. Mostram através de seu simbolismo, de uma forma simples, a moral da história humana, de que somos Almas encarnadas com um processo natural de experimentar na matéria uma existência divina, tal qual o nirvana, o equilíbrio, a perfeição.

Mas no reino da polaridade da matéria, não cabe o absoluto. A Alma então tem de se educar para se adequar à relatividade da vida. Em meio a este percurso, escolhe, erra, se organiza, constrói e cresce. A princesa (a emoção) cresce com a experiência do rapto. Ela aprende a lidar com seu aprisionamento no corpo físico, o dragão, com suas doze cabeças. Ela percebe também que se sente salva com a chegada do príncipe (a razão), que traz a fé e a coragem de seguir os doze caminhos do coração. A emoção cresce quando encontra a razão de viver. E assim vivem felizes para sempre....e tudo para crescer a Alma e evoluir o Espírito.

Encontrar a razão de viver.

O ser humano nasce em busca dessas perguntas eternas: quando? como? onde? por quê?

A Astrologia buscou essas respostas olhando para o céu e reconhecendo que assim na terra como no céu, existem doze caminhos do coração... doze energias que decifram os doze matizes da alma, as doze experiências do processo de evolução.

A Astrologia Kármica amplia o universo humano, à medida que amplia o entendimento de onde se situa o homem em seu espaço-tempo, e de como a Alma se situa no seu processo encarnatório.

No mapa astral existem dois pontos que, sugestivamente se chamam cauda do dragão e cabeça do dragão, são medidos pela trajetória da lua (nossa natureza anímica), cruzando a trajetória do sol, (nossa natureza espiritual), portanto são os pontos que medem os eclipses. Os antigos viam nesses eventos um grande dragão engolindo o sol ou a lua, mas nunca saindo vencedor.

Nesse sentido, os nodos lunares, nós lunares no sol, cauda e cabeça do dragão, como também são denominados, são os pontos no mapa astral que decifram a trajetória do Espírito na matéria, da onde vem e para onde vai a Alma, sua missão e suas lições. Mostram como o príncipe pode salvar a princesa e viver para sempre. Mostram os doze caminhos do coração que podemos seguir no rumo da evolução.

Os Nodos lunares, sul e norte, cauda e cabeça do dragão, são pontos que em relação ao zodíaco, mudam de signo, ou seja, 30 graus no céu, a cada 1 ano e meio, aproximadamente, mostrando a geração espiritual que está durante este período a encarnar.

Considerando a evolução um grande conto de fada, para salvar a princesa (a emoção da Alma), o príncipe (a razão do Espírito) precisa vencer o dragão das 12 cabeças (os desafios da matéria), e para isso precisa encontrar os 12 caminhos do coração, ou seja, ele precisa reconhecer os dons e as dores de nossa cauda do dragão, com suas tendências e padrões arquivados e tentar desenvolver a energia potencial da cabeça do dragão, o aprendizado desta vida, onde e como se abrem as oportunidades de crescimento e evolução. É preciso saber, no mapa astral, onde está seu nodo norte da lua, cabeça do dragão, para saber qual o caminho do coração a ser seguido, assim como, sempre em oposição, está a cauda do dragão, o dragão que precisamos reconhecer e domar.

Para os que tiverem cabeça do dragão em Áries, é porque têm como cauda do dragão o signo de Libra. É interessante observar que a primeira cabeça do dragão reflete uma cauda Libra, nos mostrando que a evolução só é possível a partir de um relacionamento no mundo.. Isso é o óbvio! Mas é o belo do óbvio, para evoluir tem que se relacionar! Essa geração espiritual vence o dragão, seguindo o caminho do coração, que é se impor com harmonia, que é ser parceiro, mas sendo ativo, se relacionando sem perder a individualidade.

Para a cabeça do dragão em Touro, é preciso seguir o caminho da coração, dando valor à vida, aprendendo a construir novos valores na matéria, preservar e resgatar o apego à vida. Pois o espírito da cauda Escorpião teve de passar por muitas transformações e depurações. Traz um sentimento de perda marcado na Alma, o que o faz mobilizar o controle e o poder, duas sombras que o impedem de saborear a vida.

A cabeça do dragão em Gêmeos, segue o caminho do coração comprometendo-se com o social. Porque o espírito de cauda em Sagitário foi desbravador, procurou conhecer o mundo seja através de suas andanças ou de seu mergulho interior. Hoje, deve espalhar esse conhecimento que traz e junto com as pessoas próximas dividir a sua mestria.

A cabeça do dragão em Câncer precisa re-aprender a ser criança, precisa ter uma só meta, salvar a princesa, salvar a Alma, construir uma morada para quando ele descer da montanha, ter para onde ir. Pois o espírito de cauda em Capricórnio traz o tempo de existir, traz a rigidez e o fechamento dos espíritos velhos, amadurecidos e cristalizados, traz a auto-cobrança e o excesso de racionalismo, por isso precisa de novo aprender a ser flexível, e junto com seus familiares comungar suas experiências de vida.

Para a cabeça do dragão em Leão é hora de encarnar e agir com seu livre-arbítrio, é hora de firmar uma identidade, centralizar o ego e criar uma imagem própria, pois espíritos da cauda Aquário estão muito ligados à evolução coletiva. Essa é a vida para, paralelo aos grupos sociais, distribuir seu humanitarismo, levantar a espada e dizer: eu tenho a força! E seguir o caminho do coração sabendo a dor e a delícia de ser o que é.

Com a cabeça do dragão em Virgem, o espírito segue o caminho do coração tomando consciência do corpo. É hora de enfrentar o desafio do corpo físico, precisa aprender a viver e se organizar na matéria, e, só assim, trazer todo o conhecimento da Alma de cauda em Peixes, toda a vida interna, toda complexidade emocional, para o seu dia a dia, para poder servir com simplicidade.

A cabeça do dragão em Libra segue o caminho do coração equilibrando os opostos. Pois os espíritos de cauda em Áries são muito impulsivos e impacientes ao lançarem seu ego no mundo . Precisam atravessar a linha do horizonte no mapa astral e ir ao encontro do outro para se relacionar e unir idéias.

Para a cabeça do dragão em Escorpião, o caminho do coração é transformar os padrões. O espírito de cauda em Touro é muito teimoso e apegado, traz valores entranhados na Alma e projeta a sua necessidade de segurança na matéria. Precisa encontrar essa segurança dentro de si, perder a densidade e o medo da perda. E sendo assim só tem uma saída, aceitar as mudanças da vida.

Fazer sua escolhas, eis o caminho do coração para os que trazem a cabeça do dragão em Sagitário. Pois os espíritos de cauda Gêmeos trazem os questionamentos da criança, trazem a dificuldade de definir, decidir, optar, assumir uma posição no mundo. É hora de derrubar todas as cabeças de uma só vez, derrubar toda dúvida e dispersão, e só assim poderá aplicar toda sua multiplicidade, ao mesmo tempo que adquire uma verdade própria, uma certeza, uma mestria no mundo.

A cabeça do dragão em Capricórnio segue o caminho do coração criando uma estrutura interna. O espírito da cauda em Câncer é frágil, vulnerável, inseguro e dependente, e muitas vezes reage com a cólera infantil às dificuldades da vida. Precisa ter perseverança para construir solidamente uma personalidade, aproveitando sua imaginação abundante para alimentar sua auto-confiança e assumir o seu próprio herói.

É chegada a hora, o herói liberta a princesa. Para a cabeça em Aquário, o caminho do coração é se libertar de sua própria imagem. A cauda do dragão em Leão precisa se libertar da emoção do ego, da vaidade, do orgulho e da sua auto-exigência. Precisam amadurecer seu espírito de liderança ajudando os outros a realizarem seus sonhos, aí sim, vai poder crescer com o coração e a mente.

Enfim o herói casa-se com a princesa, transformam-se em Rei e Rainha e todo o reino pode viver feliz para sempre. Esta é a moral da história, quando a cabeça do dragão em Peixes encontra seu caminho do coração, entregando-se de corpo e alma. É hora do espírito cauda em Virgem vir para a terra para aprender a se espiritualizar, aprender a sutilizar a Alma, ter compaixão e amor. Aprender a ter visão ampla e viver a entrega. Para isso é preciso aceitar seus próprios erros e os erros dos outros, e, só assim, poderá ficar em paz e comungar de bem com a vida.

Por Maria Ramagem

2 comentários:

Paz profunda!!!

Um espaço criado para a publicação de textos referentes a Astrologia - a Ciência mais antiga da Humanidade.