segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

E Quando falta um elemento no mapa?





Muita gente me pergunta isso, a maioria encara a ausência de um elemento no seu mapa como uma deficiência propriamente, quando as coisas não funcionam dessa forma.  Como a maioria de vocês deve saber, todos os signos têm um elemento e uma modalidade que os compõe.

Os elementos são Fogo, terra, ar e água, e as modalidades são cardinal, fixo e mutável.  Essa lógica até se aplica a planetas (mas acaba sendo algo que se anula comparativamente, já que todas as pessoas têm todos os planetas), e até certo ponto pode se aplicar as casas.

Mas o que importa quando analisamos a predominância em termos de elementos é muito mais a quantidade de planetas em um determinado elemento  do que seu posicionamento por casas. Analisamos o signo de todos os planetas do mapa, dando um peso maior para os planetas que tem um significado mais importante. Esse cálculo vai variar muito de astrólogo pra astrólogo, assim como vai variar o peso que cada posicionamento vai ter, e a quantidade de corpos celestes analisados (alguns vão querer incorporar quiron, os asteroides, até mesmo as partes árabes). 

Pra alguns, esse cálculo nem tem grande significado: Alguns analisam o temperamento que pode contradizer a predominância dos elementos, já que o temperamento vai se centrar somente nos pontos realmente importantes do mapa (Ascendente, Sol e Lua). 

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Plutão em Capricórnio



Plutão incita encarar a verdade do coração, rasgar as máscaras, romper com as mentiras, os faz de conta. O que deve morrer, morrerá, o que deve ser abandonado será. Plutão sugere transmutação, mudança, nova atitude nos assuntos do signo pelo qual transita.
O signo de Capricórnio alude ao mundo físico como um todo e as ordens, estruturas e leis que regem sua existência. Assim, primeiro que tudo Plutão mexerá na constituição física do planeta, mexerá com o clima, e as diversas forças da natureza. A seguir mexerá com os sistemas econômicos vigentes e formas de organização social. Mexerá também com as estruturas e fundamentos das Tradições e sistemas políticos-ideológicos-religiosos no poder.
No plano pessoal incita viver tendo consciência de que tudo está interligado, o que obriga a agir com responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade; de outro jeito, a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.
Plutão exige a pessoa fio terra, presença, responsabilidade e coragem para tomar atitudes a favor do bem comum e em coerência com a verdade do coração, incluindo seu relacionamento com a natureza e o ambiente. Plutão incita liberar o supérfluo, indefinido, sem compromisso e ligação.
Muita coisa a ser feita, todas emergenciais!
É provável que durante o trânsito de Plutão pelo signo de Capricórnio o Sistema Capitalista que reina no globo desmorone e mostre seus pilares de ilusão. O mundo terá que fazer uma transformação plutoniana das entranhas de sua estrutura e constituição. O mundo dará muitas voltas no seu próprio eixo e mostrará a necessidade de uma nova ordem mundial, o mundo mostrará finalmente a cara do novo Milênio. O sistema capitalista vai revelar seus pontos frágeis, e abrirá as pernas para o nascimento de uma nova ordem mundial à altura da situação atual do planeta. Impossível predizer o caminho que será tomado, tudo dependerá do balanço geral das forças, e do grau de amor dos corações.
No plano pessoal cada um será levado ao seu limite a favor de mais amplitude e consciência. Seremos mexidos e obrigados pela vida a encarar nossas verdades e atitudes. A vida também exigirá que se defina o que se quer e a qual grupo se pertence. Momento ideal para se unir forças e saber se associar às pessoas certas.
Escolha com rigor seus relacionamentos íntimos. Saiba romper com o que não funciona. Se estiver num momento de purificação, vai fundo e resolve logo, que o melhor é mesmo estar com quem se tem que estar. Acabou o aluguel, a indefinição, a falta de verdade, participação e compromisso.
[...]
Plutão convida a encarar a verdade do coração e a consciência de que tudo está interligado, o que obriga a agir com ligação, tato, responsabilidade social, ambiental e sustentabilidade, de outro jeito a cada passo se poderá estar mais enrolado e sofrido.
Exige-se fio terra, presença, responsabilidade e coragem para tomar atitudes a favor do bem comum - liberar o supérfluo, indefinido, sem compromisso.
O toque é agir, trabalhar, realizar em comunhão e se despojar dos excessos, do supérfluo, daquilo que é muito caro à Natureza e à Justiça social. Todos os que vivem excessos no sistema capitalista e todos os sistemas no poder terão que perder, perderão o que há tempos deveriam ter dividido. Muita coisa a ser feita, todas emergenciais!
A situação do clima, da sociedade e do planeta revelará as implicações de se mexer com impacto desmedido e inconsciente das leis da Natureza. Será revelado onde faltou holismo e visão ampla, onde se errou desde um ponto de vista ecológico e da Ordem Maior (especialmente a partir da passagem de Plutão pelo signo de Virgem). Em foco: o clima, a questão do sistema monetário, energia (petróleo), saúde e alimentação.
A natureza e o planeta como um todo poderão viver estremecimentos perigosos à vida. As mudanças climáticas, mostrarão a gravidade da situação e apontarão onde se tem que agir.
Plutão em Capricórnio, também vai mexer com o poder das tradições. E ao mesmo tempo a renovação e cura delas.
ssim espera-se um renascimento das grandes tradições, mas cada uma mostrando suas limitações. Para liderar, será exigido experiência, previsão, planejamento e responsabilidade.
No poder público, Plutão vai fortalecer o poder dos governos e das instituições que garantam o fundamental para todos e a justiça social. O poderio terá que saber lidar com a verdade e a complexidade dos novos tempos.
O mundo da matéria mostrará seus mistérios.

Matéria retirada do site: http://www.astrothon.com

Urano - A Libertação do Karma

 
 
Urano, regente de aquário, é o planeta que representa como se manifesta o desejo de liberdade e individualidade de uma pessoa, mostra como ela estabelece sua ligação com o plano mental do universo, como se conecta com as idéias originais e abre sua intuição para compreender a vida e solucionar seus problemas. No mapa astral, urano mostra o trabalho e o propósito da alma na encarnação presente e onde está a libertação dos limites kármicos do passado, para que possamos ir além nos processos evolutivos. Urano é o único planeta que "liberta karma" porque traz mudança dos ventos, quebra estruturas, rompe e libera o ego das percepções superficiais impostas por saturno, o tempo, a razão, os necessários limites sociais. Urano abre as brechas para o inconsciente, altera o estado de consciência, forçando a uma releitura da realidade mais sintonizada com a verdade universal. Atuando através do nível mental da personalidade, rompe condicionamentos, capta novos valores e re-elabora os significados e as experiências da vida. Mas cuidado, acessar os motivos inconscientes e liberá-los na personalidade, é uma elaboração que exige equilíbrio com o tempo e as circunstâncias sociais do presente, mas certamente se evidenciará no movimento dos ciclos da vida.
É bom lembrar das lições da mitologia. Urano é um deus primordial, nascente do caos e representa o espaço. É o céu que cobre Géia, a terra fecunda, e com ela tem filhos ininterruptamente. Ë a criatividade intensa, a inspiração do universo com a velocidade da luz. Representa a criação sem medida e sem diferenciação, que acaba destruindo o que cria por sua própria energia abundante. Pois Urano deu vida a uma prole de monstros que foram todos rejeitados e devolvido ao útero de Géia. Esse processo só foi interrompido com Saturno, filho de Urano, que castrou o pai para dar limites ao sofrimento da mãe. E a grande moral dessa estória, é que das espumas da castração nasceu Vênus, a deusa da beleza. E assim o espaço cede ao tempo um lugar no universo e pelos limites da beleza traçam as formas no movimento contínuo da evolução.
E essa é a grande gênese do belo e da vida! Quando nos conscientizamos dessa equação tempo e espaço, e que precisamos ser criativos em meio aos limites da realidade, o sentido de transgredir interna ou externamente, da lugar ao transcender e reestruturar as formas vigentes. Aí sim, percebemos e descobrimos que revolucionar e renovar não significa destruir, que romper o karma não é deixar de ser, mas passar a ser. Pois "o belo", o ideal da evolução, toma forma muito mais harmoniosamente quando o novo vem como decorrência do antigo. Precisamos seguir rumo ao futuro, rumo à evolução. As idéias não param, o tempo não para. Precisamos renascer das espumas da castração, dos limites do karma, os velhos modelos, como Vênus maravilhosa das espumas do mar. E este é o desafio! Cortar em nós o falo falido, o poder degenerado dos hábitos viciados e mofados. Ou será que vamos esperar que os raios do céu, os trânsitos de Urano, caiam em nossas cabeças para nos forçar as mudanças? Está chegada a hora! A era de aquário nos espera. Vamos agir!

Maria Ramagem
 
Leia mais sobre como Urano age em cada casa astrológica, clique aqui.

Urano - Por Hector Othon



Por Hector Othon

Urano mitológico, logo que fecunda, rejeita seus filhos, os abandona e se dispõe a fecundar outro. Como o Urano astrológico fecunda a pessoa que gera ideias, mas na maioria dos casos não concretiza, realiza, ligado no que novo pode gerar. Assim como a pessoa uraniana é levada a criar, transformar, inovar, gerar o novo, as vezes sem tempo e vontade para acompanhar o que criou, mas no que pode ainda criar.
Urano é unico planeta que é dificil associar deuses, deusas, orixas, entidades. Na minha opinião a sua associação ao proprio Deus Urano é fraca, para expressar o significado astrologico de Urano.
Urano para mim esta mais associado as forças espirituais e humanas associadas ao comando da Nova Era encarregadas do Upgrade, a transformação da mente dos terraqueos para conseguirmos dar conta da complexicade energetica destes anos.

Um espaço criado para a publicação de textos referentes a Astrologia - a Ciência mais antiga da Humanidade.