segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
E Quando falta um elemento no mapa?
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
Plutão em Capricórnio
ssim espera-se um renascimento das grandes tradições, mas cada uma mostrando suas limitações. Para liderar, será exigido experiência, previsão, planejamento e responsabilidade.
Urano - A Libertação do Karma
É bom lembrar das lições da mitologia. Urano é um deus primordial, nascente do caos e representa o espaço. É o céu que cobre Géia, a terra fecunda, e com ela tem filhos ininterruptamente. Ë a criatividade intensa, a inspiração do universo com a velocidade da luz. Representa a criação sem medida e sem diferenciação, que acaba destruindo o que cria por sua própria energia abundante. Pois Urano deu vida a uma prole de monstros que foram todos rejeitados e devolvido ao útero de Géia. Esse processo só foi interrompido com Saturno, filho de Urano, que castrou o pai para dar limites ao sofrimento da mãe. E a grande moral dessa estória, é que das espumas da castração nasceu Vênus, a deusa da beleza. E assim o espaço cede ao tempo um lugar no universo e pelos limites da beleza traçam as formas no movimento contínuo da evolução.
E essa é a grande gênese do belo e da vida! Quando nos conscientizamos dessa equação tempo e espaço, e que precisamos ser criativos em meio aos limites da realidade, o sentido de transgredir interna ou externamente, da lugar ao transcender e reestruturar as formas vigentes. Aí sim, percebemos e descobrimos que revolucionar e renovar não significa destruir, que romper o karma não é deixar de ser, mas passar a ser. Pois "o belo", o ideal da evolução, toma forma muito mais harmoniosamente quando o novo vem como decorrência do antigo. Precisamos seguir rumo ao futuro, rumo à evolução. As idéias não param, o tempo não para. Precisamos renascer das espumas da castração, dos limites do karma, os velhos modelos, como Vênus maravilhosa das espumas do mar. E este é o desafio! Cortar em nós o falo falido, o poder degenerado dos hábitos viciados e mofados. Ou será que vamos esperar que os raios do céu, os trânsitos de Urano, caiam em nossas cabeças para nos forçar as mudanças? Está chegada a hora! A era de aquário nos espera. Vamos agir!
Maria Ramagem
Urano - Por Hector Othon
Por Hector Othon
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Fim do Mundo???
uito.
A nossa cultura ocidental inflama o ego, nos faz crer que temos que possuir tudo o que queremos, enquanto mais melhor... sem medir o impacto que provocamos nos outros e no mundo... E nós de gaiatos entramos nessa... Damos muita importância a nosso nome, personalidade, acumulamos posses, alimentamos nossa vaidade...
Observando a vida, é fácil perceber como todo neste mundo é transitório, fugaz...
Experimente sentar com a coluna reta, fechar os olhos e sentir o mistério da vida,.. mas não focando problemas e questões pessoais... Vai além... Esqueça seu nome, situação... e sinta a infinitude do instante, o nada, o todo. Se permita simplesmente sentir sua respiração e deixe que ela o leve a percepção da vida além da personalidade... Sempre aconselho observar a personalidade na meditação, mas nestes dias a configuração planetária está tão forte que meditar na personalidade pode dar choque de tantas contradições e sem sentidos...
A maioria de nossas questões e desafios são ilusórios... Tenho consultado pessoas lindíssimas e evidentemente afortunadas que se matam em lamentos e sofrimentos por questões totalmente banais, ilusórias... Ai penso no mal que fazem as telenovelas da globo, o cinema hollywoodiano implantando programações de comportamento totalmente furadas...
Atenção!!! Mas que se agoniar por não ter o que quer, se pergunte se realmente essa é sua questão... Sinta a Morte, sinta a Vida... e preste atenção se a questão não está em que chegou a hora de fazer uma verdadeira revolução na sua vida.
Sai do drama!!! De teu jeito, chAma a simplicidade, a sabedoria, a aceitação, o agradecimento... morre em vida com todas tuas ilusões e abre os olhos para o novo mundo que está nascendo em cada um de nós... Se estiver muito difícil dá risadas, chora, risadas, toma um banho gostoso de ervas... e com muita humildade disponha-se a ver tudo com novo olhar...
O Sol em Escopião está em oposição a Júpiter em Touro, o regente de Escorpião Marte, está em quadratura com o regente de Touro, Vênus (e Mercúrio)...
Marte está em oposição com Netuno... e como todos já sabem Urano continua em quadratura com Plutão (exata só em junho de 2012)... Para bom entendedor: corto circuito no mundo... Momento de virada, de Fênix.
Tenho recebido muitos emails nestes dias de pessoas desesperadas com seus desafios mundanos. Mas que o Fim do Mundo, é o Fim de um jeito iludido de se viver. Acorda. A maioria dos emails que tenho lido mostram que estamos sofrendo por ilusão: fulano não me quer, não consigo me entender, perdi isto e aquilo... Pura novela da globo, novela mexicana, cubana... novela!!!
Pensa que daqui a um milhão de anos nem Jesus vai ser lembrado, imagina tua personalidade... Assim a personalidade ainda que útil, na verdade não tem a mínima importância... Acorda teu eu espiritual... Viva o amor incondicional... Sirva, seja útil, sem focar ganancia, recompensa, retribuição..
Se está muito difícil... sirva aos outros... que nos olhares de gratidão vai compreender que todos somos o UM, e que a vida é Milagre.
Na simplicidade e o aquietamento do Ego e seus chiliques, vai acordar para a bênção da vida!!! È muito mais prazeroso, gozoso viver no amor e na virtude que na paranoia sem fim da ilusão da ganancia, da pose e do egoísmo.
O astral está tenso e desafiador, mas não para te prejudicar, mas para facilitar a mudança, o acordar, o iluminar... Acredita, nunca teus guias e mestres espirituais estiveram tão perto de vc, te auxiliando em tudo o que precisas... Não duvida, resta te libertar do drama, da ilusão, do que evidentemente está furado... Busca força na meditação, no trabalho espiritual e no serviço amoroso.
Esta configuração tensa se desfaz nos próximos 7 dias, alegria!!! As pessoas mais atingidas são aquelas que tem aspectos tensos no seu mapa natal com estes posicionamentos planetários. Claro, que tem pessoas que estão vivendo estes trânsitos com alegria, e alto astral, é só se entregar, revolucionar e amar.
com carinho
Hector
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
O Sol no signo de Peixes
Em Astrologia Ocidental, dizemos que são piscianas as pessoas que nasceram entre os dias 20 de fevereiro e 20 de março, muito embora este período possa variar em até um dia a depender do ano de nascimento. Também possuem fortes traços piscianos aquelas pessoas que nasceram com o Ascendente ou a Lua em Peixes, ou com Netuno em posição de destaque no Mapa Astral.
Nem todo mundo percebe, mas o último signo do Zodíaco Ocidental tem seu nome no plural. Não é "peixe", é "peixes" mesmo. Um que nada para cima, outro que nada para baixo. Acontece que este signo, assim como Gêmeos, Virgem e Sagitário, pertence à Triplicidade Mutável e é, portanto, um signo de natureza dupla. Ambivalente, dividido entre dois mundos. É até difícil definir se é introvertido ou extrovertido, já que depende do momento e da maré. É coerente em sua incoerência e se encontra nos desencontros. A inclinação a mudar de opinião não é uma fraqueza neste caso, e sim sua maior força. Enquanto as pessoas sofrem por sua inflexibilidade e rigidez, Peixes permanece como aquele tipo quase indestrutível, pois se adapta ao ambiente. Difícil de agarrar, por ser escorregadio, é capaz de vencer pessoas aparentemente mais fortes justamente por suas características mutáveis, ambivalentes e adaptáveis.
Vontade poderosa
Esta adaptabilidade, contudo, é apenas aparente. Como ocorre com os signos de Água, ele consegue manipular tudo sutilmente, fazendo com que - no final - o ambiente se adapte aos seus desejos. A diferença é que enquanto Câncer é tenaz e Escorpião é voluntarioso, o tipo clássico de Peixes parece inofensivo. A vontade pisciana não é aparente, mas é mais poderosa, pois vem unida com uma sensação de experiência, de já conhecer este mundo. Acontece que uma das maiores capacidades de Peixes reside justamente no poder de absorver a experiência alheia. A coisa funciona mais ou menos assim: pra que eu tenho que passar por isso, se alguém que eu conheço já passou e eu posso aprender com ele?
Peixes é regido tradicionalmente pelo planeta Júpiter e modernamente por Netuno. Desta dupla regência deriva sua natureza normalmente compassiva e interessada em ajudar os outros. No nível mais elevado, os piscianos realmente se dedicam a ajudar os outros e se envolvem em causas sociais. O exagero disso nos conduz ao aspecto sombrio do signo: a tendência a se colocar em situações em que é transformado numa vítima, num sofredor, em alguém em que as pessoas "montam". Com o tempo, o pisciano típico aprende a equilibrar os exageros e sai da posição de vítima de abusadores, compreendendo que até mesmo a compaixão, quando excessiva, pode se tornar um grande mal.
A capacidade de se sintonizar com aspectos subjetivos da realidade confere aos piscianos típicos o talento incomum de compreender o ambiente de uma forma mais profunda do que o normal. E é a partir deste mergulho intenso no sutil e no invisível que Peixes se converte num dos mais misteriosos e fascinantes signos do Zodíaco.
Astrólogo há mais de vinte anos, graduado em Filosofia e diretor técnico da Central Nacional de Astrologia.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Afinal, meu signo mudou?
Recentemente astrônomos de Minnesota, nos EUA, afirmaram que a precessão dos equinócios teria mudado o alinhamento das estrelas e, consequentemente, os signos do zodíaco. No entanto, é importante esclarecer que existe uma diferença entre constelações e signos. As primeiras se movem na esfera celeste e podem mudar de lugar, mas os signos são fixos.
Para você entender melhor, imagine que uma faixa circular é projetada a partir da Terra e dividida em doze setores iguais. Isso é o que astrologicamente chamamos de "signos zodiacais". Os signos, para a Astrologia, são geométricos. Mas como algumas constelações celestes levam o mesmo nome dos signos astrológicos, muita gente confunde e acha que signos e constelações são a mesma coisa.
Por esse motivo, seu signo não mudou, justamente porque nunca foi uma constelação. Os signos da Astrologia são trópicos e não constelacionais. Dizer que alguém é Ariano, por exemplo, não tem a ver com o fato dessa pessoa ter nascido enquanto o Sol passava pela constelação de Áries. O que acontece é que, neste nascimento, o Sol transitava pela zona geométrica que, para a Astrologia, corresponde ao signo de Áries.
Mesmo que tal informação quebre o romantismo de uma noite estrelada, é preciso entender que a constelação e o signo astrológico de Áries são dois assuntos completamente diferentes. Deste modo, você já sabe a resposta quando ler por aí que o seu signo mudou ou quando se deparar com pessoas que acreditam que a Astrologia usa os signos errados.
por
Astrólogo há mais de vinte anos, graduado em Filosofia e diretor técnico da Central Nacional de Astrologia. Autor das interpretações de Astrologia, Tarot e Runas do Personare.