Vênus



Vênus - a Deusa do Amor...

Vênus é desde sempre considerado como um dos astros mais favoráveis: é associado à idéia do prazer, da beleza, da harmonia, da saúde. Quem não fica feliz ao viver um trânsito venusiano, quem não vai, por curiosidade, olhar a própria revolução solar a cada ano, para ver onde este planeta se encontra? Vênus, assim como Júpiter, é o planeta do qual esperamos as "melhores coisas".

Mas nem tudo que reluz é ouro, e assim tendemos a jogar uma capa sobre os seus poucos, porém significativos, aspectos desagradáveis. Um exemplo? Vênus pode conduzir a uma excessiva auto-indulgência e a fazer experimentar uma fome contínua de sensações e gratificações que não se pode nunca satisfazer. A avidez de Vênus é como um poço sem fundo no qual é fácil afogar-se se não se tiver um pouco de caráter para resistir a tudo isso.

O binômio Vênus/Afetividade é certamente a sua plataforma de expressão privilegiada.; "representa o mundo no qual o indivíduo exprime amor e afeto, e faz dádivas dos próprios sentimentos. Representa o tipo de experiência e de expressões que nutrem a nossa necessidade de intimidade com os outros e nos ajuda a sentir que somos amados e apreciados" (Stephen Arroyo). Enquanto que para a mulher este planeta é símbolo da própria feminilidade, ou seja, a mulher a exprime segundo o signo no qual Vênus se encontra, para o homem tal astro reflete mais facilmente o tipo de companhia capaz de acender a sua fantasia e o seu erotismo.

No nosso mapa astral, a sua presença está aliada aos outros aspectos da nossa existência. Vejamos alguns deles:

VÊNUS E A RIQUEZA - Falando sobre o relacionamento de Vênus com a riqueza, não devemos pensar somente em "riqueza material" ainda que esta última possa ser sua manifestação mais freqüente; mais apropriadamente, se trata da nossa capacidade de nos sentirmos ricos, de termos bases sólidas sobre as quais apoiarmo-nos. Não é por acaso que este planeta governa o signo de Touro, em analogia com a segunda casa e a fidelidade a nós mesmos. Representa a sensação de estarmos seguros, fortes, e isso vem antes do fato de sermos estáveis economicamente. A situação da Casa 2 e a posição do seu regente no mapa astral nos permite identificar imediatamente a nossa necessidade de raízes e segurança. Tais posicionamentos nos falam a respeito do quanto trabalharemos para construir nossa estabilidade, obviamente também a material, e de quais coisas teremos sempre necessidade de ter para que nos sintamos seguros.

VÊNUS E A SAÚDE - Quando compreendemos que a saúde do corpo é um estado de harmonia, é fácil entender a sua analogia com este planeta que simboliza o equilíbrio e o bom funcionamento de um sistema. O astrólogo médico que quer conhecer a capacidade de cura de uma pessoa, vai imediatamente verificar onde se encontra Vênus e quais são os seus aspectos; "curar" significa restabelecer a harmonia, encontrar a estrada para diagnosticar as tensões que tenham gerado um estado de adoecimento, de debilidade e desequilíbrio.

Se estamos doentes, um belo trânsito de Vênus ou uma direção sua assinalam o encontro decisivo com o médico e a cura justa, em suma, com a nossa capacidade interior de restabelecer a harmonia. A associação entre Vênus e doenças pode parecer estranha; de todo modo, existem patologias que são estritamente ligadas ao astro; alguns exemplos? O diabetes, as doenças renais...

VÊNUS E AS ATRAÇÕES - Usar a expressão "Vênus e as atrações" é um pouco perigoso, porque dá a entender imediatamente que tais atrações são sexuais ou sentimentais entre parceiros, enquanto o conceito, neste caso, é muito mais amplo. Sabemos que somos naturalmente atraídos daquilo que nos assemelha, que faz vibrar dentro de nós as notas emotivas certas. Poderíamos afirmar que somos inclinados a reter aquilo que nos provoca prazer, que nos faz sentir bem. Isto implica no uso da função de escolha: "degustar" diversas coisas para decidir quais tomar e quais refutar. A posição deste planeta no nosso mapa é emblemática: nós amamos e queremos as coisas e as situações que ele representa. Podemos supor, por exemplo, que uma pessoa que tenha Vênus em Touro aprecie muito se encontrar em situações de gozo material: comer boas coisas, mergulhar na natureza, sentir um perfume na atmosfera. Se trata, certamente, de uma pessoa positiva, pacífica, que quer difundir em torno de si uma atmosfera de fidelidade e de doçura da qual outros possam participar. Ficará embaraçada nas situações afetivas estressantes e com pessoas negativas que a impeçam de sentir-se serena e satisfeita.

Portanto, se vocês querem saber um pouco mais, leiam um pouco mais. Vocês farão descobertas interessantes:

VÊNUS EM ÁRIES - A afetividade é exteriorizada de modo direto, sincero, mesmo impulsivo. Transmite entusiasmo e calor, procura situações que a exaltem e façam provar emoções intensas e sempre novas. Uma vez que odeia a rotina, cai facilmente na tentação da aventura. O individualismo pode impedir tal pessoa de ver o próximo como pessoa, de modo que pode ser difícil das espaço às necessidades alheias. Em tais pessoas há um medo de abertura ao sentimento, porque temem perder a liberdade. Amam o esporte e a competição vivida num clima de brincadeira. No fundo, é mais tradicionalista do que se poderia pensar; mulheres de Vênus em Áries buscam homens viris, mas encontram dificuldade porque tentam conquistá-los com demonstrações de força, ao invés de com doçura. Os homens se atraem por mulheres decididas e autoritárias, estilo "empresárias".

VÊNUS EM TOURO - Esta posição é ligada à percepção de sensações físicas e de satisfação sensorial. Emana calor e ternura, mas se nota uma certa possessividade e ciúme, o medo de perder o que se obteve, e daí deriva uma atitude de suspeita nos confrontos com o parceiro ou com eventuais rivais. Uma pessoa com Vênus em Touro pode ser acusada de ser sufocante, de estar em cima do outro demais, mas, se observamos bem, o faz somente para envolvê-lo com sua proteção. Tem um forte senso estético e aprecia as benesses materiais. Teme a pobreza e a falta das coisas que lhe agradam, pelas quais se esforça muito em manter. Sua melhor qualidade consiste na capacidade de cuidar das pessoas amadas: jamais permitirá que falte nada a quem lhe está próximo; para isso, tal pessoa está disposta a trabalhar noite e dia e a fazer qualquer sacrifício.

VÊNUS EM GÊMEOS - Ama tudo o que seja divertido, sutil, capaz de fazer humor até quando não é o caso. Tem um comportamento de "eterno Peter Pan", porque o seu maior desejo é divertir-se, tomar a vida como um jogo e, porque não, esquivar-se de pessoas sérias demais que lhe chamam à ordem. Esta sua natureza pode irritar o parceiro ou mesmo agradá-lo loucamente graças à nota de alegria que insere na existência. Mesmo quando está sério, sua afetividade se exprime através do pensamento, do comunicar verbal das próprias emoções. Adora os relacionamentos no qual seja privilegiada a troca intelectual. Para esta Vênus, ser objeto de chamado sexual é principalmente uma demonstração da própria beleza, uma gratificação pela sua bem desenvolvida vaidade. Não suporta a paranóia, mas aprecia a estabilidade e a segurança afetiva, principalmente nos outros!

VÊNUS EM CÂNCER - Tem uma forte necessidade de estar ao lado, de estar inserido numa família, num clã do qual depender. Esta sempre à procura de um núcleo protetor, de um ninho quente no qual encontrar refúgio. E são tantas as necessidades às quais lhe é impossível renunciar: sentir-se apaixonada, ter relações suaves, não sofrer, entupir-se de doces. Não se trata de escolhas, mas de uma verdadeira necessidade que devem ser satisfeitas. A este tipo falta o ascetismo de seu oposto, Capricórnio - Vênus em Câncer jamais negará algo a si mesmo. Buscará se nutrir, acudir, consolar, poder contar com alguém nos momentos difíceis; infelizmente não lhe é sempre fácil ter uma profunda intimidade, porque os medos são muitos, e não suporta o sofrimento. É facilmente influenciado pelo estado de ânimo alheio.

VÊNUS EM LEÃO - "Eu amo melhor que os outros", poderia ser o seu lema. E é exatamente destes "outros" que este tipo tem tanta necessidade. O seu tipo de afetividade é fortemente motivada pela resposta que consegue obter do parceiro: felicidade absoluta, em caso positivo, ou depressão negra e incurável quando as coisas vão mal. Qualquer um dirá que este tipo ama o melodrama, e talvez tal coisa seja verdadeira. Está sempre em busca de algo, mas não tanto em termos de nutrição emotiva e segurança, como no caso anterior, o de Câncer, sua verdadeira necessidade é de reconhecimento e atenção. Por isso, suas manifestações são espetaculares, orgulhosas, mas também generosas. Ama o luxo menos do que o previsto: mais do que apenas o poder que deriva dos bens ou do dinheiro, lhe interessa demonstrar a sua superioridade moral e um senso de lealdade e de honestidade desenvolvido ao extremo.

VÊNUS EM VIRGEM - Encontra o seu máximo prazer em servir com precisão e eficiência. Ama confrontar-se com a realidade, com as pequenas coisas práticas de cada dia. Criar um ambiente são e positivo para os que ama é seu modo de ocupar-se deles. Em geral, tal tipo é criticado por ser tímido e reservado, ou pouco passional, mas tudo isso é fruto de sua modéstia mais do que uma real frieza. É capaz de experimentar sensações do mesmo modo ou até mais do que os outros; o problema é que não consegue falar facilmente sobre isso. A sua natureza delicada e espiritual lhe impede uma manifestação descontrolada da emotividade; acredita na possibilidade de dizer as coisas com delicadeza e sem inúteis palavras em círculos. A sua intimidade com o próprio corpo lhe confere uma deliciosa espontaneidade e a capacidade de falar de tudo com naturalidade.

VÊNUS EM LIBRA - Para este tipo é importante o prazer e ser admirado, não apenas pela sua beleza, mas também pelos seus modos gentis e refinados. Exprime afeto com delicadeza e ama sobre qualquer coisa as boas maneiras e a harmonia, a tal ponto que prefere suportar dificuldades do que entrar em conflito com alguém. Mas atenção: o seu medo das emoções fortes pode limitar a capacidade de intimidade. O seu conceito de "relação" é baseado num acordo ao mesmo tempo rígido e flexível que durará o tempo em que forem respeitados os acordos iniciais. Até este ponto, nada fará tal tipo separar-se e será muito fiel, mas graves problemas vêm para quem trai a palavra dada a este tipo: neste ponto, não arreda o pé absolutamente, e a partir deste momento se sente livre para ir embora e mudar de parceiro.

VÊNUS EM ESCORPIÃO - Nunca faz coisas pela metade: "ou tudo ou nada" poderia ser o seu lema. Por isso, pretende e dá o máximo em suas relações, que são envolventes e de emoções densas. Tem dificuldade em confiar, a deixar as coisas andarem, porque vive num clima de suspeita e de desconfiança que, porém, com o tempo é disposto a abandonar. Mas as provas às quais este tipo imporá às pessoas que ama não serão poucas, antes de conceder todo o seu intenso amor. Em geral, acusa-se este tipo de ter uma sexualidade desenfreada, mas é preciso profundidade para compreender o que está por detrás desta necessidade: com certeza, é a necessidade de entrar num intenso contato com o parceiro, de sentir as suas vibrações interiores. E de qual modo, se não através do contato com o corpo? O corpo diz sempre a verdade, na cama não se pode fingir, este tipo sabe disso... Por isso, não acredita em palavras, mas nas sensações que experimenta. Esta posição do planeta traz consigo um potencial de grande transformação no curso da existência.

VÊNUS EM SAGITÁRIO - O impulso de base é o do conhecimento, da descoberta de novos territórios. O seu amor pelo que é diferente e distante põe este tipo num comportamento de busca contínua, quase de frenesi. Tal tipo traz consigo um comportamento mental livre, aberto, tolerante, mas também problemático para quem deseja estabelecer com ele uma relação do tipo "tradicional". O risco de traições e perversões é alto, mas o modo de vivê-los é diferente, quase ingênuo e privado de senso de culpa. Busca relacionamentos fundamentados na liberdade e numa verdadeira comunhão da mesma filosofia de vida. Antes de unir-se de um modo duradouro é provável que tenha muitas experiências, porque é o conhecimento direto que este tipo procura. E não devemos esquecer de seu desejo de salvar o mundo, de ser um ponto de referência afetiva para quem o circunda. Ensinar o amor é sua missão, assim como encorajar e sustentar as batalhas dos outros em prol da liberdade.

VÊNUS EM CAPRICÓRNIO - Se você quer um amor sem derretimentos, sem declarações e ternura, mas sólido como uma rocha, procure uma pessoa com Vênus em Capricórnio. Um tipo assim não preencherá você com carinhos, mas estará presente e pronto a empenhar-se sinceramente numa relação estável. Tem senso de responsabilidade e capacidade de afeto verdadeiro que não exprime com carinhos efusivos, mas com a realidade dos fatos. A passionalidade é uma outra característica deste tipo. Encontramos sempre tipos de Vênus em Capricórnio maravilhados quando diante do insuspeitável foco da sua paixão. Se exprime bem em ambientes estruturados, como o do trabalho ou da vida social; mas quando se encontra diante a emoções e relacionamentos íntimos, sente-se inibido, despreparado. Tenta dissimular a sua fragilidade debaixo de um véu de aparente frieza, enquanto o seu coração é pleno de lealdade e de sinceridade. Pode parecer brutal, mas é somente direto.

VÊNUS EM AQUÁRIO - A necessidade de liberdade leva os nativos a ter um comportamento afetivo que se assemelha mais com amizade do que com "amor"; se trata daquilo que podemos definir como "amizade amorosa", um sentimento que se irrompe sobre mais do que uma pessoa. Mas, atenção: é mais ciumento do que se poderia pensar; a liberdade que deseja é mais para si mesmo do que para seus parceiros.

Não lhe é fácil ligar-se a alguém, porque tem modelos ideais que não são fáceis de encontrar. Lhe agrada muito fazer qualquer coisa junto aos outros, partilhar os objetivos, e ainda melhor se estes forem de utilidade social. É inicialmente um tipo mais bem disposto do que os demais, mas caso perca a paciência nada mais há a se fazer. Se vira muito bem com os afazeres e as coisas práticas, talvez graças à disposição de Urano. Um dos seus defeitos é certamente o oportunismo, mas não aquele do tipo pérfido: digamos que tem a capacidade de se aproveitar das situações que se apresentam.

VÊNUS EM PEIXES - Quando nos encontramos diante a este signo, surge espontaneamente uma pergunta: o comportamento afetivo corresponde a uma verdadeiro amor ou é apenas um modo de agir? Este é o dilema. Este tipo nos ama porque somos nós mesmos, ou ama a nossa imagem idealizada? Quem deseja um relacionamento fundamentado no senso de realidade poderia encontrar-se problematizado numa relação com quem tenha Vênus em Peixes. Nada faz mais medo a este tipo do que ver as coisas em plena luz. É incrivelmente compassivo e sempre pronto a consolar os aflitos, mas podemos reprovar a sua tendência a ser evasivo e demasiadamente disponível a qualquer um. Pode ser que o desejo de união e de fusão tome a proporção de uma abertura descontrolada, um "não saber dizer não" a todos que se apresentam. O seu maior desejo é o de ser útil aos demais, e de conseguir fazer sorrir quem é triste e desconsolado. Tem uma verdadeira habilidade para as atividades assistenciais, e uma paciência infinita.

Artigo de autoria da astróloga italiana Aniela Pratesi, publicado na revista "Sirius". Tradução para o português por Alexey Dodsworth.

Vênus  governa nosso sentir...nosso gostar...nosso amar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paz profunda!!!

Um espaço criado para a publicação de textos referentes a Astrologia - a Ciência mais antiga da Humanidade.