segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Mercúrio no mapa astrológico


MERCÚRIO NO MAPA ASTROLÓGICO

Por: Beatriz Pragana

No mapa natal – a fotografia do céu no momento em que se nasce - estão delineadas as capacidades que trouxemos para desenvolver e os aprendizados a serem realizados, a fim de nos tornarmos aquilo que viemos ser.
Uma das características que se aborda na leitura de um mapa diz respeito ao modo como lidamos com os nossos processos mentais, ou seja como lidamos com o conhecimento, com as informações - ouvindo-as ou transmitindo-as. Esses processos são regidos, no mapa astrológico, pelo planeta Mercúrio, que, portanto, está relacionado à comunicação através da palavra, na medida em que esta resulta de uma operação de entender-se no mundo, inteligir uma dada realidade e dar-lhe uma forma escrita ou falada.
Mercúrio é a nossa inteligência terrena, a mente que analisa, compara, pesa, mede, usa a lógica e estabelece conclusões. É o nosso racional, a capacidade de aprender e de integrar conhecimentos e experiências, muitas vezes de natureza oposta.
É o planeta mais rápido e o que está mais perto do Sol, não tem polaridade, no sentido de que integra, une, compatibiliza energias opostas, como as que estão representadas pelo Sol e pela Lua, ou por Marte e Vênus.
A forma como usamos a nossa mente pode ser descrita, no mapa astral, pelo posicionamento de Mercúrio em relação ao signo e à casa em que se encontra, assim como aos aspectos que faz com outros planetas. O elemento em que se encontra já nos dá muitas indicações sobre o tipo de mente que temos.
Quando Mercúrio encontra-se em signos de elemento Fogo (Áries, Leão ou Sagitário), podemos falar de uma mente rápida, intuitiva, fortemente ligada àquilo com que se identifica. Tem a expressão criativa do Fogo, que vem por intuição, flashes. A compreensão também se dá nesses mesmos moldes e muitas vezes não consegue explicar muito bem como chegou a uma determinada conclusão. Apaixonado pelas idéias com que se identifica, pode defendê-las com intensidade, fazendo uso de sua rapidez de raciocínio e de expressão verbal. Pode ser impaciente, precisar de um estímulo qualquer para manter-se interessado.
Nos signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio), Mercúrio caracteriza o raciocínio e a expressão verbal mais cautelosa, racional, prática. Bons planejadores, são meticulosos e gostam de concluir o que começam. Gostam de objetividade, de assuntos que digam respeito a coisas tangíveis, objetivas, concretas. Lidam bem com o mundo da matéria enquanto tema de estudo.
Os signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) dão rapidez a Mercúrio, embora de forma diferente do Fogo. Aqui estamos falando do mundo das idéias e das palavras. Os processos mentais fluem, as comunicações são variadas, os assuntos mudam com grande facilidade. Pode faltar compromisso com a qualidade da informação, o que importa é estar de posse de qualquer tipo de informação. Por outro lado, são os mais flexíveis com seus pontos de vista, gostam da troca, do compartilhar as idéias, as informações.
Nos signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes), é onde Mercúrio aponta para a inteligência emocional, o pensamento motivado pelas emoções, pelo inconsciente, pelas intuições. Vão se interessar pelos assuntos que lhes tragam algum tipo de segurança emocional, representada, às vezes, até mesmo por um professor de quem gostem. Sentem-se à vontade com temas ligados ao passado, poesias, literatura de ficção, inclusive de mistérios, policiais, romances, etc. Comunicam-se com forte intensidade emocional, as palavras dão forma ao mundo das emoções, das impressões, e muitas vezes não fluem com facilidade quando se requer objetividade.
O posicionamento de Mercúrio no mapa, portanto, é um indicador de qual a melhor forma que temos para aprender e é um ponto fundamental para que alcancemos a nossa realização e a plena expressão do que temos de especial e que nos faz únicos nesta vida, proporcionando-nos a plenitude do destino vivido.

3 comentários:

  1. Gostaria de presenteá-la com o "Prêmio Dardos", está em meu blog a sua espera. Namastê.

    ResponderExcluir
  2. Astrologia se fala a milhões de anos mas muitos com preconceito...enfim claro que influencia da vida da terra e na nossa vida, importante é tre harmonia e bom senso, paz.

    ResponderExcluir
  3. Cara Sandra Baptista,
    Gostei muito do seu blog e gostaria de convida-la para conhecer o meu em
    http://biometrio.blogspot.com
    Um abraço,
    Jorge

    ResponderExcluir

Paz profunda!!!

Um espaço criado para a publicação de textos referentes a Astrologia - a Ciência mais antiga da Humanidade.