A Lua nos Signos



"À diferença do Sol, que é brilhante e quente, a Lua é pálida, inconstante e fria. No entanto, pela sua iluminação podemos ver sombras até então desconhecidas.
Ao passo que à luz do Sol, tudo se destaca, sob o brilho pálido da Lua, tudo se dissolve, oferecendo-nos uma nova experiência de nós mesmos e do nosso mundo."
Sallie Nichols


A Lua regula as marés, influencia as plantações, os humores e o comportamento coletivo. Suas fases (num total de 28 dias) correspondem ao ciclo menstrual exaltando o feminino, a maternidade, a geração e a nutrição, o que explica sua regência sobre o signo de Câncer.
A Lua evidencia a receptividade intelectual, e por isso também é associada à memória. Ela é a guardiã do nosso passado, é nosso baú de recordações, imagens e nostalgias.
O signo em que está a Lua em seu mapa natal indica como você reage emocionalmente às situações. O que sensibiliza ou atinge você, suas "descargas" emocionais, e portanto, as simpatias e antipatias que você tem num primeiro momento. Como você espera "nutrir" suas carências e como alimenta a dos outros. A sua energia impulsiva e como você é na intimidade. Todas essas expressões são atribuídas à sua Lua Natal. (LETTI, Claudia)


A LUA NOS SIGNOS   

LUA EM ÁRIES

A Lua em Áries tem necessidade de ação, de se auto-afirmar, ser independente, competitiva, combativa, criativa, ousada. Enfrenta a vida com coragem, franqueza e de peito aberto. Sente-se segura e satisfeita em situações que esteja no comando, em que possa sentir autonomia, ter liberdade de ação e poder de decisão. Precisa de estímulo constante para experimentar os desafios que a vida lhe propõe sem medo. Sente-se desconfortável quando se vê subjugado por pessoas ou circunstâncias, sem poder interferir, imprimir seu ritmo, deixar sua marca registrada. É muito espontâneo e expressa suas opiniões com franqueza exagerada, podendo criar hostilidades. Deve aprender a lidar com frustração e a dosar certa tendência ao egocentrismo. A Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais.
Este indivíduo pode reagir com impaciência, agressividade e intolerância, quando suas necessidades não são atendidas. Sua arma costuma ser o ataque, ostentando sempre que não precisa de ninguém.
A Lua de Áries costuma atrair mães e mulheres fortes, independentes, dominadoras e francas, que emitem suas opiniões e sentimentos, que não se intimidam com dificuldades e lutam pelo que desejam como verdadeiras guerreiras.

LUA EM TOURO

A Lua de Touro tem necessidade de estabilidade, segurança material, conforto e gratificação física. Sente-se segura e satisfeita em situações estáveis, regulares, constantes, duradouras. É muito sensível aos prazeres da vida, ao contato físico, ao afago, ao afeto e acredita que pode alcança-los através do acúmulo de energia, bens, posses e valores materiais.
Sente-se desconfortável quando pressionado ou em situações provisórias, evitando qualquer tipo de stress, flutuação ou instabilidade. Tem grande disposição para manter a rotina diária, é persistente, valoriza as coisas bonitas, harmoniosas e de qualidade, sem necessariamente buscar o luxo.
A Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais. Este indivíduo reage com excesso de racionalidade, teimosia, inércia e possessividade quando suas necessidades não são atendidas. Sua arma costuma ser a preguiça e a estagnação. Deve aprender a se desapegar das coisas e pessoas quando necessário, para dar lugar ao novo.
A Lua de Touro costuma atrair mães e mulheres estáveis, seguras, confiáveis, fiéis, sólidas, práticas, objetivas e produtivas. Espera delas bastante afeto, cuidado, nutrição, além de auto-estima e sensualidade.

LUA EM GÊMEOS

A Lua de Gêmeos tem necessidade de adquirir informação constantemente, de trocá-la e de comunicá-la aos demais. Precisa estar em movimento, de saber o quê e o porquê de tudo, de se sentir inteligente, informada e lógica. Possui muita habilidade com a voz, intimidade com as palavras e poder de argumentação e articulação. Sente-se segura se puder explicar suas emoções e satisfeita em situações onde possa estar vendo, ouvindo, circulando, trocando idéias.
Deve atentar para o humor variável, emoções instáveis, excesso de comentários. Sente-se desconfortável em situações de demonstração física ou afetiva, de isolamento ou silencio, em que é obrigada a calar-se ou esconder-se. Reage mal a possessividade ou descontrole emocional. A Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais.
Esta Lua pode pecar por excesso, provocar mal-entendidos, intrigas ou usar da omissão ou deturpação da verdade para não assumir responsabilidades.
Por ser muito variável e instável, pode transmitir pouca confiabilidade.
A Lua de Gêmeos costuma atrair mães e mulheres leves, joviais, comunicativas, simpáticas, inteligentes, extrovertidas e por vezes instáveis emocionalmente.

LUA EM CÂNCER

A Lua de Câncer tem necessidade de proteção, acolhimento e segurança emocional. Sente-se seguro e satisfeito em situações em que possa estabelecer laços ou vínculos com pessoas, em ambientes conhecidos e familiares.
Precisa estar em intimidade, se sentir pertencente e pertencido, envolvido, atendido, necessário, querido. Tem muita sensibilidade para os sentimentos alheios e talento para ser protetora, cuidando, nutrindo e ajudando pessoas. Sente-se carente e desamparado em ambientes desconhecidos, frios, estranhos e reage mal a tensão e a fatos novos.
Como a Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais, esta adota o choro como válvula de escape e insiste no passado em detrimento do presente ou do futuro. Deve estar atenta à tendência ao conservadorismo, à dificuldade de enfrentar situações difíceis, a levar tudo para o terreno pessoal, cuidando para que a vida emocional e familiar não interfira no terreno profissional.
A Lua de Câncer costuma atrair mães e mulheres carinhosas, receptivas, acolhedoras, protetoras e também sensíveis, frágeis, mimadas, carentes e com necessidade de muita atenção, amparo e dedicação.

LUA EM LEÃO

A Lua em Leão se sente satisfeita em situações em que possa aparecer, exercer seu poder de sedução e criatividade, ser homenageada, admirada, respeitada e elogiada por seus dotes e talentos. Sente-se segura em provocar emoções fortes, exalar generosidade, nobreza, grandiosidade e em expressar quem realmente é, se sentir especial, doar seu coração para o mundo, receber aplausos.
Exerce grande poder de atração e costuma ser o centro das atenções, estar no palco e no comando. Como Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais, este indivíduo veste-se de arrogância, vaidade e egocentrismo quando suas necessidades não são atendidas.
Assim tenderá a se tornar orgulhoso, demonstrar soberba, expressando-se como ferido em seu amor-próprio e exagerando em promover-se. Costuma sentir-se desconfortável com mesquinharias, economia de sentimentos, desatenção, falta de reconhecimento ou falta de aplausos, que para ele significam desamparo, indiferença, desamor.
A Lua de Leão costuma atrair mães e mulheres exuberantes, com postura altiva, ar forte, autoritário e nobre, com pose de rainha, tendência ao dramático e que goste de ser homenageada.

LUA EM VIRGEM

A Lua de Virgem tem necessidade de rotina, ritmo, métodos e sistemas em tudo que faz. Sente-se segura quando tudo está em ordem, cada coisa no seu lugar e dentro de uma programação maior. Sente-se satisfeita se estiver sendo útil, ocupada e eficiente para si e para os outros, sentindo-se necessária, prática, pragmática, precisa, lógica, realista. Valoriza os hábitos e padrões repetitivos. Sente-se desconfortável com a ociosidade, a improvisação, a informalidade, a imprevisibilidade e a desordem física, material, mental ou emocional. Reage sempre com rigidez, excesso de racionalidade, análise e detalhamento quando se sente criticada em seus deslizes ou defeitos. Mas devolve na mesma moeda.
Como Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais, esta pode abusar da crítica, de rituais, de critérios, de arrumação, higiene e limpeza, além do perfeccionismo, que podem leva-la a adoecer para atrair cuidados ou por não respeitar sua sensibilidade e suscetibilidades.
A Lua de Virgem costuma atrair mães e mulheres muito organizadas, prestativas, trabalhadeiras, eficientes, criteriosas, críticas e exigentes, cheias de manias e com tendência à hipocondria.

LUA EM LIBRA

A Lua de Libra tem necessidade de companhia, de contato social, de ser aceita, e apreciada. Busca sempre reciprocidade nas relações e precisa se sentir atraente, sedutor, popular, justa e equilibrada. Tem charme, capacidade de sedução, amabilidade, boa aparência e refinamento naturais. É diplomática, elegante, sutil, democrática, liberal, ponderada, tem espírito conciliador e muita clareza nas suas idéias e opiniões. Sente-se mais segura e satisfeita se estiver em situações de parceria, relação interpessoal ou interação com público. Valoriza a beleza, a harmonia, a justiça e o equilíbrio estético nas coisas e nas relações.
Como Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais, esta pode exagerar na auto-indulgência, na busca de prazer, conforto e satisfação incessantes. Reage mal às situações dramáticas, críticas, radicais, descontroladas, grosseiras, tornando-se superficial, blasé e dês-compromissada.
A Lua de Libra costuma atrair mães e mulheres suaves, delicadas, belas, amáveis, refinadas e sedutoras, com sensibilidade estética e artística, com muito maneirismo social para lidar com pessoas e situações.

LUA EM ESCORPIÃO

A Lua em Escorpião tem necessidade de estar no controle de tudo e se sentir forte, resistente, auto-suficiente e significante em qualquer situação. Precisa ir fundo em tudo que faz e viver de modo profundo e intenso. É tudo ou nada. Para tal sabe influenciar, seduzir, persuadir e exercer poder sobre as pessoas. Tem muita habilidade para lidar com os recursos alheios e coragem para enfrentar situações difíceis e críticas, onde possa renovar, reformar, restaurar, reconstruir, regenerar, transformar. Sente-se desconfortável em situações aparentes ou superficiais, ou nas que se sinta exposta, frágil, vulnerável.
Para se proteger é cautelosa, estratégica, misteriosa. Deve atentar para tendência a obssessão, possessividade, a sexualidade excessivas, além de ciúmes e cólera. Quando se sente desconfortável pode reagir com agressividade, desconfiança ou frieza. Não tolera abandono ou traição, alnçando mão da destrutividade, de inescrupulosidade, da chantagem ou vingança para se sentir quites com a lesão sofrida.
A Lua de Escorpião costuma atrair mães e mulheres fortes, intensas, desafiadoras, poderosas, e com sexualidade forte. Podem ter tendência à manipulação para exercer o controle emocional.

LUA EM SAGITÁRIO

A Lua de Sagitário tem necessidade de entusiasmo e de vislumbrar um mundo mais justo, um futuro melhor, novos horizontes, alvos longínquos, resultados positivos.
Estabelece metas e desafios grandiosos e aventura-se em sua conquista. Para tal, deve ter total liberdade, sentir-se independente e aventurar-se pelo mundo. Sente-se segura e satisfeita quando estimulada por alguma busca, seja de conhecimento, de saber teórico ou do sentido da vida. Precisa de ambientes e atividades que exalem otimismo, fé e alto astral. Gosta de sentir que sabe tudo, de ter sua opinião respeitada e de se sentir triunfante e nobre. Sente-se desconfortável em situações restritivas, mesquinhas, rotineiras, repetitivas ou dramáticas. Lida muito mal com problemas e entedia-se com facilidade. Reage às pressões emocionais com impaciência, irritabilidade e arrogância, tendendo a inconseqüência e alienação.
Deve atentar para tendência a exceder limites. A Lua de Sagitário costuma atrair mães e mulheres expansivas, otimistas, aventureiras, exageradas, com fortes princípios éticos e morais, que tentam superar a si mesmas adquirindo conhecimento, mas com tendência a ser donas da verdade.

LUA EM CAPRICÓRNIO

A Lua de Capricórnio tem necessidade de segurança material, estabilidade, solidez e situações confiáveis. Busca controlar o seu desenvolvimento, administrar o seu progresso, fazer as coisas acontecerem, galgar metas ambiciosas e posição de dignidade. Para tal, é conservadora, disciplinada, prática, pragmática e assume seus compromissos com responsabilidade. Sente-se segura e satisfeita em situações bem definidas, cercada de pessoas competentes e precisa ser reconhecido por sua seriedade e credibilidade. Sente-se desconfortável em situações íntimas, instáveis, informais ou em que se sinta exposta a pessoas ou circunstâncias improvisadas, arriscadas, negligentes. Como a Lua demonstra como reagimos às pressões emocionais, este indivíduo pode tornar-se muito irônico, mordaz, crítico e pessimista quando suas necessidades não são atendidas.
Deve estar atento ao excesso de crítica e autocrítica, auto-exigência, tarefas excessivas e, principalmente defesas emocionais. A Lua de Capricórnio costuma atrair mães e mulheres fortes, seguras, responsáveis, controladas e controladoras, competentes, produtivas e por vezes frias, autoritárias e ambiciosas.

LUA EM AQUÁRIO
A Lua de Aquário tem necessidade de ser original, única, incomum, diferente do contexto, ao mesmo tempo que socialmente engajada e significante. É muito intuitiva, inventiva, tem visão de futuro, espírito inovador, modernista, revolucionário. Tem grande capacidade para antecipar tendências e aplica-las em suas mil atividades sociais ou intelectuais. Sente-se segura e satisfeita em situações em que tenha liberdade de pensamento e expressão, independência, espaço e autonomia, preservando-se emocionalmente. Sente-se desconfortável com a rotina, a monotonia, padrões pré-estabelecidos, relações afetivas opressoras ou dramáticas. Lida mal com intimidade ou demonstrações físicas de afeto.

Quando se sente constrangida, reage bruscamente, rompendo relações, compromissos, vínculos. Deve estar atenta à sua tendência a mudanças repentinas, rebeldia, indisciplina, transgressão à regras e limites. A Lua de Aquário costuma atrair mães e mulheres originais, diferentes da normalidade, inovadoras, engajadas mental e socialmente, que mais parecem amigas ou colegas de grupo e que pregam a independência e as liberdades individuais para que se construa um futuro melhor.

LUA EM PEIXES

A Lua de Peixes tem necessidade de vínculos emocionais envolventes e arrebatadores, de viver situações que alimentem um ideal maior, que façam sentido para suas crenças e intuições. Têm muita percepção dos outros e dos ambientes, mas como sente e pressente tudo, se emociona excessivamente com tudo. Sente-se segura e satisfeita em situações que exijam inspiração, disposição para sonhar, usar a imaginação ativa e criativa, expressando seu senso estético tanto para a vida quanto para as artes. Deve aprender a se preservar e a discriminar os contextos e pessoas para não se sentir vítima das circunstâncias.
Como a Lua demonstra como reagimos frente às pressões emocionais, esta pode exibir excesso de carência, fragilidade, baixa auto-estima, excesso de fantasia e escapismo à realidade.
Por isso, deve cuidar de sua hiper sensibilidade, respeitar seu ritmo sutil e não desprezar suas intuições e pressentimentos. A Lua de Peixes costuma atrair mães e mulheres frágeis, delicadas, sentimentais, ingênuas, benévolas, espiritualizadas. Não raro, são pessoas com dificuldade de enfrentar a realidade, estabelecer fronteiras entre o real e o imaginário e que viveram contingências de sacrifício, isolamento ou limitação.

Por Ciça Bueno - Astróloga

Um comentário:

Paz profunda!!!

Um espaço criado para a publicação de textos referentes a Astrologia - a Ciência mais antiga da Humanidade.